Editorial

Niederauer explica como são feitas as atualizações dos seus livros

Juliano Niederauer
Atualizado em 12 de julho de 2017

Sabemos que, no mundo da tecnologia, tudo muda de forma muito rápida. O que hoje é uma grande novidade tecnológica, pode tornar-se obsoleto em poucos anos. Muitos leitores perguntam se meus livros e programas estão atualizados de acordo com as versões mais recentes dos softwares, como o PHP, MySQL e suas bibliotecas relacionadas. A resposta é: sempre! Reviso constantemente os scripts de todos meus livros, disponibilizando aos leitores sempre as versões atualizadas dos mesmos. Por essa razão, escrevo este editorial para explicar como faço essas atualizações, tanto nas vesões impressas como nos programas que disponibilizo para download no site da editora.

        

Quando a editora faz a publicação de um livro, ela imprime uma determinada quantidade de exemplares. Por exemplo, vamos supor que ela imprima 2.000 exemplares do livro "PHP para quem conhece PHP". Enquanto estiverem atualizados, esses exemplares continuarão à venda, mesmo que demore um bom tempo para a tiragem terminar. Quando terminarem, a editora consulta o autor, oferecendo duas opções:

1) manter os conteúdos e fazer uma reimpressão.
2) modificar os conteúdos e lançar uma nova edição.

Caso o autor considere que a obra continua atualizada e não há mudanças a serem feitas, ele solicita a reimpressão. Caso contrário, se houver mudanças significativas a serem realizadas, o autor faz a atualização do conteúdo e a editora lança uma nova edição. Logo, se você verificar que a data de lançamento de um livro é de cinco anos atrás, não significa que ele esteja desatualizado (por exemplo, uma obra pode ser reimpressa em 2017, mantendo-se a data de lançamento como 2014).

No meu caso, independente se uma tiragem estiver sendo vendida ou já tiver terminado, faço periodicamente a revisão dos programas que disponibilizo aos leitores. Isso significa que, a qualquer momento, se houver alguma atualização (como por exemplo, em funcões do PHP, bibliotecas, versões de softwares, etc), o leitor que comprar o livro terá acesso aos programas mais atuais, quando fizer o download dos arquivos que acompanham o livro.

Por essa razão, recomendo sempre que os leitores baixem os arquivos diretamente do site da Novatec Editora, pois se na versão impressa estiver faltando algum determinado parâmetro que foi atualizado recentemente, ele estará lá no script obtido no site. Quando a tiragem impressa terminar, essas alterações também irão constar na versão que for reimpressa ou na nova edição que for lançada, se for o caso. Outra vantagem de utilizar os scripts disponibilizados no site é que você não corre o risco de cometer erros de digitação, o que é bastante frequente, em virtude da grande quantidade de símbolos envolvidos em um código de programação.

Também costumo oferecer no site versões variadas dos programas, para satisfazer as necessidades de todos os leitores, desde os que possuem versões mais antigas, até os que já trabalham com as versões mais atuais dos softwares. Logo, independente do livro de minha autoria que você adquirir, pode ter certeza que terá os programas em pleno funcionamento. Qualquer problema constatado, basta entrar em contato para que eu faça a verificação.

Leia outros editoriais